INSCRIÇÕES

Prezadas e prezados participantes, 

Informamos que os textos que forem indicados para adequação deverão ser apresentados no evento tal como os que foram aprovados, mas terão que fazer as revisões sugeridas pelos pareceristas para que o trabalho possa ser publicado nos Anais do evento. Somente será enviado aos autores o parecer que sugere adequação. A adequação dos textos para publicação em Anais poderá ser feita até dia 30 de setembro. Os trabalhos aprovados e aprovados - para adequação serão apresentados no dia 07 de setembro, distribuído em salas de acordo com os eixos temáticos escolhidos. Todas as salas dispõe de data show e notebook para que possam ser feitas as comunicações. 

O local e o horário das apresentações serão divulgadas a partir de quarta feira. 

Atenciosamente 
Comissão Organizadora. 




TÍTULO DO TRABALHO
AUTOR (AUTORES)
EIXO TEMÁTICO
RESULTADO FINAL
A CRIANÇA PENSANTE NAS OBRAS DE CLARICE LISPECTOR
MARIA CLAUDETE MINATEL FRANCELIN
MARIA WALBURGA DOS SANTOS
VERA LUCIA BRANDÃO PEREIRA DA SILVA
1. HISTÓRIA E POLÍTICAS PÚBLICAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL

APROVADO – PARA ADEQUAÇÃO
A FORMAÇÃO DE PROFESSORAS EM UMA CRECHE UNIVERSITÁRIA: O PAPEL DA DOCUMENTAÇÃO NO PROCESSO FORMATIVO
FLAVIANA RODRIGUES VIEIRA
1.  HISTÓRIA E POLÍTICAS PÚBLICAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL
APROVADO – PARA ADEQUAÇÃO
A FORMAÇÃO DO LEITOR E DO CO-CRIADOR DE TEXTOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL POR MEIO DOS GÊNEROS DISCURSIVOS
GREICE FERREIRA DA SILVA
4. LINGUAGENS E LETRAMENTO
APROVADO
A IMPORTÂNCIA DO ESTIMULO AUTONOMIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
AMANDA DE LUCA MENEZES NOGUEIRA
3.  INFÂNCIA E CULTURA 
NEGADO
A INFLUÊNCIA DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO NA ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL: UM ESTUDO DE CASO SOBRE UNIDADE DE ATENDIMENTO A CRIANÇA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS – SP
JOSÉ LEITE DOS SANTOS NETO
3.  INFÂNCIA E CULTURA 
APROVADO – PARA ADEQUAÇÃO
A PRECOCIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ANÁLISE DOS INDICADORES
DANITIELE MARIA CALAZANS MARQUES
5. IDENTIDADE E DIFERENÇA 
APROVADO – PARA ADEQUAÇÃO
ANÁLISE SOBRE A INDISCIPLINA NA EDUCAÇÃO INFANTIL,ENFOCANDO A AUSÊNCIA DOS PAIS NA DETERMINAÇÃO DE LIMITES NA EDUCAÇÃO DOS FILHOS.
FABIANA STELLA SILVA
2.  INFÂNCIAS E SUAS EPISTEMOLOGIAS 
NEGADO
ARTE NO TEMPO DAS CAVERNAS
ADRIANA MARIA CARAM
2.  INFÂNCIAS E SUAS EPISTEMOLOGIAS 
APROVADO
AS NOÇÕES DE PAPÉIS DE GÊNERO QUE AS CRIANÇAS APRESENTAM E O PAPEL DA ESCOLA NA FORMAÇÃO DAS IDENTIDADES DE GÊNERO: UMA ANÁLISE DE CASO
MARIA CLAUDIA BULLIO FRAGELLI
5. IDENTIDADE E DIFERENÇA 
APROVADO
COLETA DE PILHAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: SENSIBILIZANDO AS CRIANÇAS PARA A IMPORTÂNCIA DESTA COLETA
ANDREIA CRISTINA METZNER
MÁRCIA AP. FAGIONATO SALVINI
SILMARA APARECIDA BERTOLLO
4. LINGUAGENS E LETRAMENTO
APROVADO
CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS: UM CAMINHO PARA A CONSTRUÇÃO DAS LINGUAGENS NA PRIMEIRA INFÂNCIA.
MARGEAN ROUHANI
4. LINGUAGENS E LETRAMENTO
NEGADO
DOS DIREITOS TRABALHISTAS AOS DIREITOS DAS CRIANÇAS: TRAJETÓRIAS E DESAFIOS POSTOS ÀS UNIDADE DE ATENDIMENTO A CRIANÇA (UAC) DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS FRENTE À RESOLUÇÃO DE MARÇO DE 2011.
BIANCA NEVES BORGES DA SILVA
ANDREA BRAGA MORUZZI
1.  HISTÓRIA E POLÍTICAS PÚBLICAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL
APROVADO
EDUCAÇÃO INFANTIL E DIFERENÇA: AÇÕES PARA UM CURRÍCULO COMPROMETIDO COM A SUPERAÇÃO DO PRECONCEITO E DA DISCRIMINAÇÃO.
NUBIA GOMES M. DA SILVA E GABRIELA G. DE C. TEBET
5. IDENTIDADE E DIFERENÇA 
APROVADO – PARA ADEQUAÇÃO
EDUCAÇÃO INFANTIL E O RESGATE DA TRADIÇÃO JUNINA
ANA CAROLINA CAMILLO DA SILVA; BRUNA DE OLIVEIRA CAMANDAROBA; MARIANA CRISTINA MIGLIATI; PAULO VINÍCIUS PEREIRA DA SILVA; RAFAELA MARCHETTI.
3.  INFÂNCIA E CULTURA 
NEGADO
EDUCAÇÃO MUSICAL E EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA EXPERIÊNCIA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO
MATEUS VINICIUS CORUSSE
BRUNO ABRAMOVIC
ANA PAULA NEVES SILVA
DANIELLA GÓES RUBIO PROSDÓCIMI
3.  INFÂNCIA E CULTURA 
APROVADO
INTERVENÇÃO DIDÁTICA NO PERÍODO PRÉ-SILÁBICO: SITUAÇÕES DE ESCRITA DE TEXTOS MEMORIZADOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
ADRIANNA NUNEZ
4. LINGUAGENS E LETRAMENTO
APROVADO – PARA ADEQUAÇÃO
LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CONTRASTANDO EXPERIÊNCIAS.
RAFAELA MARCHETTI
AMANDA CARBINATTO BORIM
4. LINGUAGENS E LETRAMENTO
NEGADO
LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CONTRIBUIÇÕES DOS LIVROS COM NARRATIVAS POR IMAGENS
PATRICIA DE OLIVEIRA
REGINA MASSAE IZA
JULIANA APARECIDA RIBEIRO
RAQUEL ROCHA GERALDO
VIVIANE CAMARGO
4. LINGUAGENS E LETRAMENTO
APROVADO
MUSICALIZAÇÃO INFANTIL: ABORDAGENS DE SUA PRÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
MELISSA DA COSTA
MATEUS VINICIUS CORUSSE
3.  INFÂNCIA E CULTURA 
APROVADO
O CONCEITO DE ATIVIDADE NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL.
ABEL GUSTAVO GARAY GONZÁLEZ
2.  INFÂNCIAS E SUAS EPISTEMOLOGIAS 
APROVADO – PARA ADEQUAÇÃO
O DIREITO A DIFERENÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL – PERSPECTIVAS E DESAFIOS DO TRABALHO COM CRIANÇAS PORTADORAS DE NECESSIDADES ESPECIAIS
ANA KARINA MARMORATO GOMES
5. IDENTIDADE E DIFERENÇA 
NEGADO
O MENINO QUE QUERIA VOAR
ADRIANA MARIA CARAM
ABEL GUSTAVO GARAY GONZALEZ
2.  INFÂNCIAS E SUAS EPISTEMOLOGIAS 
APROVADO
O TEATRO E OS CONTOS INFANTIS COMO INSTRUMENTO PARA CONHECER E VALORIZAR A DIVERSIDADE CULTURAL E RACIAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL.
ANDREA BARRETO RODRIGUES

MARIA CLAUDETE MINATEL FRANCELIN

VERA LUCIA BRANDÃO PEREIRA SILVA

WILCERLEI MARCHI
5. IDENTIDADE E DIFERENÇA 
APROVADO
O TRABALHO DOCENTE ENTRE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA E PEDAGOGAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
KETHYLIN VIOTTO RECCO
PROF. DR.
SAMUEL DE SOUZA NETO
PROF.ª DRª. DIJNANE FERNANDA VEDOVATTO IZA
2.  INFÂNCIAS E SUAS EPISTEMOLOGIAS 
APROVADO
PRÁTICAS PROMOTORAS DA CONSCIÊNCIA AMBIENTAL
ROSANA DE SOUSA AQUINO
SÔNIA VITÓRIA DOS SANTOS
ANGELICA DE OLIVEIRA POON
MÔNICA FEITOSA DOS SANTOS
4. LINGUAGENS E LETRAMENTO
APROVADO – PARA ADEQUAÇÃO
PROJETO ALIMENTAÇAO SAUDAVEL
ANDRÉA CRISTINA DIGIOVANI
CLAUDINEIA CARDOSO SIQUEIRA
LILIA PAULA JOAQUIM
REGIANI BLANCO BETTONI
PATRÍCIA PEREIRA
4. LINGUAGENS E LETRAMENTO
APROVADO – PARA ADEQUAÇÃO
PROJETO CONSTRUÇÃO DE SABERES COM CRIANÇAS DE DOIS A TRÊS ANOS DESENVOLVIDO NA UNIDADE DE ATENDIMENTO A CRIANÇA (UAC) 2013 NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS.
MONICA CALAFATI PRADELLA
ELISABETH CHRISTIANE TEIXEIRA
3.  INFÂNCIA E CULTURA 
APROVADO – PARA ADEQUAÇÃO
PROJETO CULTURA ÍNDIGENA, HISTÓRIA E DESCOBRIMENTO DO BRASIL
ERICA C. ROMANO
5. IDENTIDADE E DIFERENÇA 
NEGADO
PROJETO DE TRABALHO: QUE SOM É ESSE?! DE ONDE ELE VEM?
BRINCANDO COM O PÉ, DESCOBRINDO O CORPO E OS SONS …
ALINE APARACIDA FLORIANO NOGUEIRA
CRISTIANE DOMINGOS DE SOUZA
SANDRA APARECIDA GALTER
3.  INFÂNCIA E CULTURA 
APROVADO – PARA ADEQUAÇÃO
PROJETO LETRAMENTO NA TURMA 5.1 MANHÃ DA UAC.
FELIPE ANDRADE RODRIGUES
4. LINGUAGENS E LETRAMENTO
NEGADO
PROJETO TEXTURAS E SENSAÇÕES
ANDRÉA CRISTINA DIGIOVANI
CLAUDINEIA CARDOSO SIQUEIRA
LILIA PAULA JOAQUIM
REGIANI BLANCO BETTONI
PATRÍCIA PEREIRA
4. LINGUAGENS E LETRAMENTO
APROVADO – PARA ADEQUAÇÃO
PROJETO: O TEATRO E OS CONTOS INFANTIS COMO INSTRUMENTO PARA CONHECER E VALORIZAR A DIVERSIDADE CULTURAL E RACIAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL.
ANDREA BARRETO RODRIGUES

MARIA CLAUDETE MINATEL FRANCELIN

VERA LUCIA BRANDÃO PEREIRA SILVA

WILCERLEI MARCHI
5. IDENTIDADE E DIFERENÇA 
APROVADO
QUÍMICA NA COZINHA E NO MEIO AMBIENTE: UMA PROPOSTA PARA EDUCAÇÃO INFANTIL
KARINA OMURO LUPETTI
VALÉRIA DIOGENES LOURENÇO
JOÃO HENRIQUE HANNA
4. LINGUAGENS E LETRAMENTO
APROVADO
RECICLAR, EDUCAR E BRINCAR
ÂNGELA APARECIDA RUOCCO E SANDRA REGINA DE OLIVEIRA
3.  INFÂNCIA E CULTURA 
NEGADO
TUNEL SENSITIVO
ANA SELMA DOS SANTOS LAURINDO E MARA DOS SANTOS
3.  INFÂNCIA E CULTURA 
APROVADO – PARA ADEQUAÇÃO
UMA REFLEXÃO SOBRE A INTRODUÇÃO
DA FILOSOFIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL:
APLICABILIDADE DA PROPOSTA DA EDUCAÇÃO AO PENSAR
EDUARDO GASPERONI DE OLIVEIRA
ORIENTADOR: GUILHERME MÜLLER JUNIOR
2.  INFÂNCIAS E SUAS EPISTEMOLOGIAS 
APROVADO – PARA ADEQUAÇÃO
SABERES DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA EXPRIÊNCIA NO PROJETO CIÊNCIA LÚDICA PARA CRIANÇAS
MARIA JOSÉ DA SILVA ROCHA
2.  INFÂNCIAS E SUAS EPISTEMOLOGIAS 
APROVADO – PARA ADEQUAÇÃO
O PROCESSO DE UNIVERSALIZAÇÃO DO NÚCLEO DE DESENVOLVIMENTO INFANTIL (NDI) NA UFSC: MEDIDAS E PROPOSTAS FRENTE AO ATENDIMENTO DA RESOLUÇÃO DE MARÇO DE 2011.
ELISABETH CHRISTIANE TEIXEIRA        
ANDREA BRAGA MORUZZI
1.  HISTÓRIA E POLÍTICAS PÚBLICAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL
APROVADO – PARA ADEQUAÇÃO
PROJETOS PEDAGÓGICOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL- LINGUAGENS E TEMAS
KETIENE MOREIRA DA SILVA
3.  INFÂNCIA E CULTURA 
APROVADO