PROPOSTA DA SEMANA

I SEMANA DE FORMAÇÃO, PESQUISAS E PRÁTICAS EM EDUCAÇÃO INFANTIL

COMISSÃO ORGANIZADORA: Andrea Moruzzi, Abel Gustavo Garay González, Ana Karina Marmorato Gomes, Gabriela Guarnieri de Campos Tebet, Tatiane Cosentino Rodrigues, Maria Claudia Fragelli, Maria José da Silva Rocha, Rosa Castilho Martins, Michelle Cristina Ditomaso, Isabel Minuti da Cunha, Bianca Neves Borges da Silva, Marita Bianchini Pinheiro, Julia Yoko Tachikawa.

COMISSÃO AVALIADORA: Andrea Moruzzi, Abel Gustavo Garay González, Ana Cristina Juvenal Cruz, Gabriela Guarnieri de Campos Tebet, Maria Walburga Dos Santos, Silvio Munari, Felipe Rodrigues Andrade, José Leite dos Santos Neto, Liliane Moraes Amaral, Adriana Maria Caram.
APOIO: ProACE, Grupo de Estudos sobre a Criança, a Infância e a Educação Infantil: Políticas e Práticas da Diferença, Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas.

APRESENTAÇÃO/JUSTIFICATIVA:
A Unidade de Atendimento a Criança (UAC) instalada na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) foi inaugurada em 1992 a partir de uma forte movimentação sindical que reivindicou os direitos das mulheres trabalhadoras às creches. Durante toda a década de 1990, entretanto, diferentes dispositivos legais afirmaram as creches como direito das crianças, de todas as crianças. A Constituição de 1988, o Estatuto da Criança e do Adolescente, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e a Resolução de Março de 2011 constituem-se em alguns dos dispositivos que reiteram este direito. A resolução de março de 2011, em especial, ressalta: a educação infantil é um direito de todas as crianças, e coloca para as creches universitárias pelo menos dois grandes desafios: (1) universalizar o atendimento para todas as crianças; (2) criar condições para que as creches universitárias se tornem unidades consolidadas de Ensino, Pesquisa e Extensão. Este evento insere-se neste contexto e surge da necessidade dos profissionais da Unidade de Atendimento a Criança da UFSCar compartilhar suas pesquisas e/ou atividades pedagógicas com os demais profissionais da Educação Infantil, afinando elementos que possam consolidar a Unidade enquanto espaço de Pesquisa, ensino e extensão. Ao mesmo tempo, pretende colocar em pauta os desafios postos para as demais creches universitárias e demais contextos da educação infantil.
OBJETIVOS:
- Compartilhar e discutir sobre os desafios postos para as creches universitárias
- Compartilhar e discutir com/sobre as pesquisas realizadas no interior da Unidade de Atendimento a Criança
- Compartilhar e discutir com/sobre as pesquisas realizadas nos demais contextos da Educação infantil – creches e pré-escolas municipais e/ou creches e pré-escolas universitárias
- Compartilhar e discutir com/sobre as práticas, as atividades e/ou projetos pedagógicos realizadas no interior da Unidade de Atendimento a Criança
- Compartilhar e discutir com/sobre as práticas, as atividades e/ou projetos pedagógicos realizadas nos demais contextos da Educação infantil – creches e pré-escolas municipais e/ou creches e pré-escolas universitárias
EIXOS TEMÁTICOS:

1.      HISTÓRIA E POLÍTICAS PÚBLICAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL:
Este eixo procura concentrar os trabalhos que discutem e/ou apresentam a história da educação infantil, da infância e da criança, bem como, as políticas e os dispositivos legais que incidem sobre a criança, a infância e sua educação.
2.      INFÂNCIAS E SUAS EPISTEMOLOGIAS
Abrangem os trabalhos que discutem as diferentes perspectivas teórico-metodológicas referentes à infância e sua educação.
3.      INFÂNCIA E CULTURA
Este eixo contempla as pesquisas e ou trabalhos pedagógicos que visibilizem e/ou discutam a(s) cultura(s) infantil ou da infância. 
4.      LINGUAGENS E LETRAMENTO
Abrangem os trabalhos que investem em algumas das diferentes linguagens das crianças: linguagens corporais, musicais, artísticas, plásticas, cênicas, leitura e escrita.
5.      IDENTIDADE E DIFERENÇA
Este eixo concentra os trabalhos que discutam questões relacionadas à identidade e diferença com ênfase em: questões raciais e/ou étnicas, de gênero e/ou sexualidade e acessibilidade.

PÚBLICO ALVO:
-Profissionais da Educação Infantil: profissionais das creches e pré-escolas universitárias e/ou das creches pré-escolas municipais; pesquisadores em educação infantil.
PARTICIPAÇÃO – MODALIDADES:
Os trabalhos inscritos (Trabalho completo, resumo expandido ou resumo) deverão ser encaminhados segundo o eixo temático escolhido pelo(s) inscrito(s), serão submetidos à avaliação da Comissão Avaliadora que decidirá sobre sua aceitação segundo os critérios de pertinência e qualidade. Não haverá recurso para trabalhos não aceitos pela Comissão Científica. A publicação dos trabalhos aprovados será feita em Anais do evento. Todo trabalho inscrito aprovado deverá ser apresentado oralmente (cerca de 20 minutos) em sessões de comunicação estruturadas por eixos temáticos.

1)      Texto completo: apresentação de pesquisas completas (finalizadas) realizadas em espaços da educação infantil. De 12 a 15 páginas. Espaço 1,5 entre linhas. Margem superior e inferior 2,5cm. Margem direita e esquerda 3,0cm. Titulo do trabalho em negrito e maiúsculo. Subtítulos em negrito e minúsculo. Página enumerada no canto inferior e direito em algarismo arábico. Texto contendo: introdução/justificativa, objetivos, metodologia, discussão bibliográfica, resultados, considerações finais.
2)      Resumo expandido: apresentação das pesquisas em andamento realizadas em espaços de educação infantil. De 8 a 10 páginas. Espaço 1,5 entre linhas. Margem superior e inferior 2,5cm. Margem direita e esquerda 3,0cm. Titulo do trabalho em negrito e maiúsculo. Subtítulos em negrito e minúsculo. Página enumerada no canto inferior e direito em algarismo arábico. Texto contendo: introdução/justificativa, objetivos, metodologia, discussão bibliográfica, resultados parciais, considerações finais e próximos encaminhamentos.
3)      Resumo: apresentação de atividades e/ou projetos pedagógicos desenvolvidos com crianças em contextos de educação infantil. De 5 a 8 páginas. Espaço 1,5 entre linhas. Margem superior e inferior 2,5cm. Margem direita e esquerda 3,0cm. Titulo do trabalho em negrito e maiúsculo. Subtítulos em negrito e minúsculo. Página enumerada no canto inferior e direito em algarismo arábico. Texto contendo: introdução/justificativa, objetivos, metodologia, resultados, considerações finais.

CRONOGRAMA:
INSCRIÇÕES OUVINTES
Até 18 de agosto de 2013.
INSCRIÇÃO COM ENVIO DE TRABALHOS
Até 10 de agosto de 2013
AVALIAÇÃO DOS TRABALHOS
11 a 25 de agosto de 2013
RESULTADO DOS TRABALHOS APROVADOS
26 de agosto de 2013
ABERTURA DO EVENTO
06 de setembro de 2013 – 19hs.
APRESENTAÇÃO E DISCUSSÃO DOS TRABALHOS
07 de setembro de 2013 – 8hs às 17hs
08 de setembro de 2013– 8hs às 11hs.
ENCERRAMENTO
8 de setembro de 2013 – 12hs