I SEMANA DE FORMAÇÃO,
PESQUISAS E PRÁTICAS EM EDUCAÇÃO INFANTIL
COMISSÃO
ORGANIZADORA: Andrea Moruzzi, Abel Gustavo Garay González, Ana Karina Marmorato
Gomes, Gabriela Guarnieri de Campos Tebet, Tatiane Cosentino Rodrigues, Maria
Claudia Fragelli, Maria José da Silva Rocha, Rosa Castilho Martins, Michelle
Cristina Ditomaso, Isabel Minuti da Cunha, Bianca Neves Borges da Silva, Marita
Bianchini Pinheiro, Julia Yoko Tachikawa.
COMISSÃO
AVALIADORA: Andrea Moruzzi, Abel Gustavo Garay González, Ana Cristina Juvenal
Cruz, Gabriela Guarnieri de Campos Tebet, Maria Walburga Dos Santos, Silvio
Munari, Felipe Rodrigues Andrade, José Leite dos Santos Neto, Liliane Moraes
Amaral, Adriana Maria Caram.
APOIO:
ProACE, Grupo de Estudos sobre a Criança, a Infância e a Educação Infantil:
Políticas e Práticas da Diferença, Departamento de Teorias e Práticas
Pedagógicas.
APRESENTAÇÃO/JUSTIFICATIVA:
A
Unidade de Atendimento a Criança (UAC) instalada na Universidade Federal de São
Carlos (UFSCar) foi inaugurada em 1992 a partir de uma forte movimentação
sindical que reivindicou os direitos das mulheres trabalhadoras às creches.
Durante toda a década de 1990, entretanto, diferentes dispositivos legais
afirmaram as creches como direito das crianças, de todas as crianças. A Constituição
de 1988, o Estatuto da Criança e do Adolescente, a Lei de Diretrizes e Bases da
Educação Nacional e a Resolução de Março de 2011 constituem-se em alguns dos
dispositivos que reiteram este direito. A resolução de março de 2011, em
especial, ressalta: a educação infantil é um direito de todas as crianças, e
coloca para as creches universitárias pelo menos dois grandes desafios: (1)
universalizar o atendimento para todas as crianças; (2) criar condições para
que as creches universitárias se tornem unidades consolidadas de Ensino,
Pesquisa e Extensão. Este evento insere-se neste contexto e surge da necessidade
dos profissionais da Unidade de Atendimento a Criança da UFSCar compartilhar
suas pesquisas e/ou atividades pedagógicas com os demais profissionais da
Educação Infantil, afinando elementos que possam consolidar a Unidade enquanto
espaço de Pesquisa, ensino e extensão. Ao mesmo tempo, pretende colocar em
pauta os desafios postos para as demais creches universitárias e demais
contextos da educação infantil.
OBJETIVOS:
-
Compartilhar e discutir sobre os desafios postos para as creches universitárias
-
Compartilhar e discutir com/sobre as pesquisas realizadas no interior da
Unidade de Atendimento a Criança
-
Compartilhar e discutir com/sobre as pesquisas realizadas nos demais contextos
da Educação infantil – creches e pré-escolas municipais e/ou creches e
pré-escolas universitárias
-
Compartilhar e discutir com/sobre as práticas, as atividades e/ou projetos
pedagógicos realizadas no interior da Unidade de Atendimento a Criança
-
Compartilhar e discutir com/sobre as práticas, as atividades e/ou projetos
pedagógicos realizadas nos demais contextos da Educação infantil – creches e
pré-escolas municipais e/ou creches e pré-escolas universitárias
EIXOS
TEMÁTICOS:
1.
HISTÓRIA E POLÍTICAS PÚBLICAS DA
EDUCAÇÃO INFANTIL:
Este eixo procura concentrar os
trabalhos que discutem e/ou apresentam a história da educação infantil, da
infância e da criança, bem como, as políticas e os dispositivos legais que
incidem sobre a criança, a infância e sua educação.
2.
INFÂNCIAS E SUAS EPISTEMOLOGIAS
Abrangem os trabalhos que
discutem as diferentes perspectivas teórico-metodológicas referentes à infância
e sua educação.
3.
INFÂNCIA E CULTURA
Este eixo contempla as pesquisas
e ou trabalhos pedagógicos que visibilizem e/ou discutam a(s) cultura(s)
infantil ou da infância.
4.
LINGUAGENS E LETRAMENTO
Abrangem os trabalhos que
investem em algumas das diferentes linguagens das crianças: linguagens
corporais, musicais, artísticas, plásticas, cênicas, leitura e escrita.
5.
IDENTIDADE E DIFERENÇA
Este eixo concentra os trabalhos
que discutam questões relacionadas à identidade e diferença com ênfase em:
questões raciais e/ou étnicas, de gênero e/ou sexualidade e acessibilidade.
PÚBLICO ALVO:
-Profissionais
da Educação Infantil: profissionais das creches e pré-escolas universitárias
e/ou das creches pré-escolas municipais; pesquisadores em educação infantil.
PARTICIPAÇÃO – MODALIDADES:
Os trabalhos inscritos (Trabalho completo, resumo
expandido ou resumo) deverão ser encaminhados segundo o eixo temático escolhido
pelo(s) inscrito(s), serão submetidos à avaliação da Comissão Avaliadora que
decidirá sobre sua aceitação segundo os critérios de pertinência e qualidade. Não haverá
recurso para trabalhos não aceitos pela Comissão Científica. A publicação dos trabalhos aprovados será feita em
Anais do evento. Todo trabalho inscrito aprovado deverá ser apresentado oralmente
(cerca de 20 minutos) em sessões de comunicação estruturadas por eixos
temáticos.
1)
Texto completo: apresentação de pesquisas
completas (finalizadas) realizadas em espaços da educação infantil. De 12 a 15
páginas. Espaço 1,5 entre linhas. Margem superior e inferior 2,5cm. Margem
direita e esquerda 3,0cm. Titulo do trabalho em negrito e maiúsculo. Subtítulos
em negrito e minúsculo. Página enumerada no canto inferior e direito em
algarismo arábico. Texto contendo: introdução/justificativa, objetivos,
metodologia, discussão bibliográfica, resultados, considerações finais.
2)
Resumo expandido: apresentação das pesquisas em
andamento realizadas em espaços de educação infantil. De 8 a 10 páginas. Espaço
1,5 entre linhas. Margem superior e inferior 2,5cm. Margem direita e esquerda
3,0cm. Titulo do trabalho em negrito e maiúsculo. Subtítulos em negrito e minúsculo.
Página enumerada no canto inferior e direito em algarismo arábico. Texto
contendo: introdução/justificativa, objetivos, metodologia, discussão
bibliográfica, resultados parciais, considerações finais e próximos
encaminhamentos.
3)
Resumo: apresentação de atividades e/ou
projetos pedagógicos desenvolvidos com crianças em contextos de educação
infantil. De 5 a 8 páginas. Espaço 1,5 entre linhas. Margem superior e inferior
2,5cm. Margem direita e esquerda 3,0cm. Titulo do trabalho em negrito e
maiúsculo. Subtítulos em negrito e minúsculo. Página enumerada no canto
inferior e direito em algarismo arábico. Texto contendo:
introdução/justificativa, objetivos, metodologia, resultados, considerações
finais.
CRONOGRAMA:
INSCRIÇÕES
OUVINTES
|
Até 18 de agosto
de 2013.
|
INSCRIÇÃO COM
ENVIO DE TRABALHOS
|
Até 10 de agosto
de 2013
|
AVALIAÇÃO DOS
TRABALHOS
|
11 a 25 de agosto
de 2013
|
RESULTADO DOS
TRABALHOS APROVADOS
|
26 de agosto de
2013
|
ABERTURA DO
EVENTO
|
06 de setembro de
2013 – 19hs.
|
APRESENTAÇÃO E
DISCUSSÃO DOS TRABALHOS
|
07 de setembro de
2013 – 8hs às 17hs
08 de setembro de
2013– 8hs às 11hs.
|
ENCERRAMENTO
|
8 de setembro de
2013 – 12hs
|